As limitações da democracia Ateniense

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As limitações da democracia Ateniense

Mensagem  Admin em Sab Ago 02, 2008 2:08 am

A democracia Ateniense foi um modelo político bastante avançado para a época, mas quando comparada com as democracias actuais, apresenta muitas diferenças, tanto no modo de funcionamento como nas limitações e contradições.

A maioria dos habitantes da pólis não tinha o direito de cidadania, vendo - se privados de participar na vida pública. Era o caso das mulheres, dos metecos e dos escravos.

Segregar as mulheres do direito de cidadania era natural para os Atenienses. Também era natural que houvesse escravos. Porém aos olhos das democracias actuais, ambas as situações são encaradas com anti - democráticas.

O conceito actual de cidadania é muito mais abrangente: de um modo geral, são considerados cidadãos com direitos políticos todos os maiores de 18 anos (homens e mulheres).

No modo de funcionamento também encontramos uma diferença fundamental - enquanto que a democracia Ateniense se exercia pela participação directa de todos os cidadãos, a democracia actual é representativa, ou seja, os cidadãos elegem os seus representantes (deputados e governantes).

Admin
Admin

Mensagens : 33
Data de inscrição : 30/07/2008

Ver perfil do usuário http://escolavirtual.forumaqui.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum